sexta-feira, 16 de março de 2012

Vigas

        Quando dispomos de um elemento estrutural projetado para suportar diversas cargas em sua extensão, este elemento recebe o nome de viga. Estão normalmente sujeitas a cargas dispostas verticalmente, o que resulta em esforços de cisalhamento e flexão, mas por normalmente serem retas e prismáticas tornam-se resistentes a esses esforços. Quando cargas não verticais são aplicadas a estruturas, surgem forças axiais (formam eixos) o que torna mais complexa a analise estrutural.
       Ao efetuar o dimensionamento de uma viga, seja de qualquer material como aço, madeira, concreto, duas fases são definidas separadamente. A primeira fase é o cálculo dos esforços da estrutura, dos momentos fletores (flexionar) e forças cortante. A segunda é o dimensionamento, onde são verificadas quais serão as dimensões estruturais necessárias para resistir aos esforços solicitados. Então vamos às definições:
-Apoios: pontos de sustentação de qualquer estrutura;
-Força Normal (N): força que atua perpendicularmente à seção transversal, ou seja, na direção do eixo da peça. Pode-se expressar em KN.
-Força Cortante (V): força que atua no plano da seção transversal, ou seja, perpendicularmente ao eixo da peça. Pode-se expressar em KN.
-Momento Fletor ou de Flexão (M): momento que atua em torno dos eixos contidos no plano da seção transversal. Pode-se expressar em KN.m.
-Esforços Solicitantes: força normal, força cortante, momento fletor e momento de torção.
-Carregamentos: força aplicada em um único ponto, força aplicada em um comprimento (força distribuída por unidade de comprimento), força aplicada em uma superfície (força distribuída por unidade de área). Pode-se expressar em KN em KN/m, ou em KN/m².


Apoio no Plano


Engastamento (encravado): Impede qualquer movimento (translação e rotação) pelo aparecimento de reações. Na figura Xa impede a translação horizontal, Ya impede a translação vertical e Ma impede giro em torno do ponto de engastamento.
























 Articulação Fixa: Apoio em que não se permite nenhum tipo de translação para a estrutura. Na figura, as reações Xa e Ya impedem a translação horizontal e vertical, respectivamente. A articulação fixa permite o giro em torno do eixo ortogonal ao plano de Xa e Ya. O apoio de uma cadeira sobre um piso rústico pode sre considerado uma articulação fixa.




















Articulação Móvel: Apoio em que se impede apenas a translação perpendiculares (retas que se encontram). Na figura Yb impede apenas a translação vertical.









Nenhum comentário:

Postar um comentário